Banner Câmara Serranópolis do Iguaçu Banner Câmara Serranópolis do Iguaçu Banner Câmara Serranópolis do Iguaçu Banner Câmara Serranópolis do Iguaçu Banner Câmara Serranópolis do Iguaçu Banner Câmara Serranópolis do Iguaçu Banner Câmara Serranópolis do Iguaçu
Serranópolis do Iguaçu,
21 de Novembro de 2024

Portal da Transparência

Acesso à informação

Informações InstitucionaisInformações Institucionais

Organograma Administrativo

24/10/2019
Conforme a Lei n.º 828/2011, de 06 de janeiro de 2011, que Institui o Plano de Cargos, Vencimentos, Carreiras e Avaliação de Desempenho dos Servidores da Câmara Municipal de Serranópolis do Iguaçu e dá outras providências.
Última atualização em: 09/02/2021

Estrutura Organizacional

28/07/2022
Última atualização em: 19/09/2024

Registro de Competências

Mesa Diretora

24/05/2023
REGIMENTO INTERNO (RESOLUÇÃO N.º 002/2007).
DA COMPETÊNCIA DA MESA
Art. 36. Compete à Mesa da Câmara privativamente, em colegiado:
I - propor ao Plenário, projetos de Resolução que crie, transforme e/ou extinga cargos, empregos ou funções da Câmara Municipal, bem como fixem as correspondentes remunerações iniciais;
II - propor projetos de Lei que fixe ou atualize os subsídios do Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores e Secretários Municipais na
forma estabelecida na Lei Orgânica Municipal;
III - propor os Projetos de Resolução e Decreto Legislativo concessivos de licenças e afastamentos ao Prefeito, Vice-Prefeito
e Vereadores;
IV - elaborar e encaminhar ao Prefeito, até 1° de agosto a proposta orçamentária da Câmara, para ser incluída na proposta Geral do Município;
V - enviar ao Prefeito Municipal, até o dia 1° de março, as Contas do exercício anterior;
VI - declarar a perda de mandato de Vereador, de ofício ou por provocação de qualquer dos membros da Câmara, nos casos
previstos na Lei Orgânica Municipal ou lei pertinente à matéria, assegurada ampla defesa;
VII - representar, em nome da Câmara, junto aos Poderes da União, do Estado e do Distrito Federal;
VIII - organizar o cronograma de desembolso das dotações da Câmara;
IX - proceder à redação final das Resoluções e Decretos Legislativos;
X - deliberar sobre a convocação de Sessões Extraordinárias na Câmara;
XI - receber ou recusar as proposições apresentadas sem observância das disposições regimentais;
XII - deliberar sobre a realização de Sessões Solenes fora da Sede da Edilidade;
XIII - determinar, no início da Legislatura, o arquivamento das proposições não apreciadas na Legislatura anterior.

Art. 37. A Mesa decidirá sempre por maioria de seus membros.
SEÇÃO VI
DAS ATRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DA MESA
Art. 38. O Presidente da Câmara é a mais alta autoridade da Mesa, dirigindo-a e ao Plenário, em conformidade com as atribuições que lhe conferem este Regimento Interno.
Art. 39. Compete ao Presidente da Câmara:
I - representar a Câmara Municipal, em juízo, inclusive prestando informações em ações contra ato da Mesa ou do Plenário;
II - dirigir, executar e disciplinar os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara;
III - interpretar e fazer cumprir o Regimento Interno;
IV - promulgar as Resoluções e os Decretos Legislativos, bem como as Leis que receberem sanção tácita e àquelas cujo veto
tenha sido rejeitado pelo Plenário e não tenha sido promulgada pelo Prefeito Municipal;
V - fazer publicar os atos da Mesa, bem como as Resoluções, os Decretos Legislativos e as Leis por ele promulgadas;
VI - declarar extinto o mandato do Prefeito, Vice-Prefeito e dos Vereadores, nos casos previstos em Lei;
VII - apresentar ao Plenário, até o dia 20 (vinte) de cada mês, o balanço relativo aos recursos recebidos e às despesas realizadas no mês anterior;
VIII - requisitar o numerário destinado às despesas da Câmara;
IX - exercer, em substituição, a chefia do Executivo Municipal nos casos previstos em Lei;
X - designar Comissões especiais nos termos deste Regimento Interno, observadas as indicações Partidárias;
XI - mandar prestar informações por escrito e expedir certidões requeridas para a defesa de direitos e esclarecimentos de
situações;
XII - realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil e com membros da Comunidade;
XIII - administrar os Serviços da Câmara Municipal; fazendo lavrar os Atos pertinentes a essa área de gestão;
XIV - representar a Câmara junto ao Prefeito, às autoridades Federais, Estaduais e Distritais e perante as entidades privadas em geral;
XV - credenciar agente de imprensa, rádio e televisão para o acompanhamento dos trabalhos legislativos;
XVI - fazer expedir convites para as Sessões Solenes da Câmara Municipal;
XVII - conceder audiências ao público, a seu critério, em dias e horas prefixados;
XVIII - requisitar força, quando necessária à preservação da regularidade de funcionamento da Câmara;
XIX - empossar os Vereadores retardatários e suplentes e declarar empossados o Prefeito e Vice-Prefeito, após a investidura dos mesmos nos respectivos cargos perante o Plenário;
XX - declarar extintos os mandatos do Prefeito, Vice-Prefeito, de Vereadores e de Suplente, nos casos previstos em Lei ou em decorrência de decisão Judicial, em face de deliberação do Plenário;
XXI - convocar o Suplente de Vereador, quando for o caso;
XXII - declarar destituído membro da Mesa ou de Comissão Permanente, nos casos previstos neste Regimento Interno;
XXIII - designar os membros das Comissões Especiais e os seus substitutos e preencher vagas nas Comissões Permanentes;
XXIV - dirigir as Atividades Legislativas da Câmara em geral, em conformidade com as normas legais deste Regimento, praticando todos os atos que, explícita ou implicitamente, não caibam ao Plenário, à Mesa em conjunto, às Comissões, ou a qualquer integrante de tais órgãos individualmente considerados, e em especial exercendo as seguintes atribuições:
a) convocar Sessões extraordinárias da Câmara, e comunicar aos Vereadores as convocações partidas do Prefeito ou a requerimento da maioria absoluta dos membros da Casa;
b) superintender a organização da pauta dos trabalhos Legislativos;
c) abrir, presidir e encerrar as Sessões da Câmara e suspendê-las, quando necessário;
d) determinar a leitura, pelo Vereador Secretário, das atas, pareceres, requerimentos e outras peças escritas sobre as quais
deva deliberar o Plenário, na conformidade da ordem do dia de cada Sessão;
e) cronometrar a duração da sessão e da ordem do dia e do tempo dos oradores inscritos, anunciando o início e o término;
f) manter a ordem no recinto da Câmara, concedendo a palavra aos oradores inscritos, cassando-a, disciplinando os apartes e advertindo todos os que incidirem em excessos;
g) resolver as questões de ordem;
h) interpretar o Regimento Interno, para aplicação às questões emergentes, sem prejuízo de competência do Plenário para
deliberar a respeito, se o requerer qualquer Vereador;
i) anunciar a matéria a ser votada e proclamar o resultado da votação;
j) proceder à verificação do quorum, de ofício ou a requerimento de Vereador;
l) encaminhar os processos e os expedientes às Comissões Permanentes, para parecer, controlando-lhes o prazo, e, esgotado este sem pronunciamento, nomear relator "ad hoc” nos casos previstos neste Regimento.
XXV - praticar os atos essenciais de intercomunicação com o Executivo, notadamente:
a) receber as mensagens de Propostas Legislativas, fazendo-as protocolizar;
b) encaminhar ao Prefeito, por ofício, os Projetos de Lei aprovados e comunicar-lhe os Projetos de sua iniciativa desaprovados, bem como os Vetos rejeitados ou mantidos;
c) solicitar ao Prefeito as informações pretendidas pelo Plenário e convidá-lo a comparecer ou fazer que compareçam à Câmara os seus auxiliares para explicações, quando haja convocação da Edilidade em forma regular;
d) solicitar mensagem com propositura de autorização legislativa para suplementação dos recursos da Câmara, quando não utilizados recursos para redução de seu próprio orçamento;
e) proceder à devolução à Tesouraria da Prefeitura de saldo de caixa existente na Câmara ao final de cada exercício;
XXVI - ordenar as despesas da Câmara Municipal e assinar cheques nominativos ou ordem de pagamento juntamente com o
1° Secretário ou servidor designado pelo Presidente;
XXVII - determinar licitações para contratações administrativas de competência da Câmara quando exigível;
XXVIII - administrar o pessoal da Câmara fazendo lavrar e assinando os Atos de nomeação, promoção, reclassificação,
exoneração, aposentadoria, concessão de férias e de licença, atribuindo aos Servidores do Legislativo, vantagens legalmente autorizadas, determinando a apuração de responsabilidades administrativas, civil e criminal de servidores faltosos e aplicandolhes penalidades; julgando recursos hierárquicos de servidores da Câmara; praticando quaisquer outros atos atinentes a essa área de sua gestão;
XXIX - exercer os atos de poder de Polícia em quaisquer matérias relacionadas com as atividades da Câmara Municipal dentro ou fora do recinto da mesma;
XXX - autorizar a transmissão por rádio ou televisão, ou a filmagem e a gravação de Sessões da Câmara;
XXXI - autorizar a utilização do recinto da Câmara para fins estranhos à sua finalidade, quando for de interesse público, cujo
pedido deverá ser apresentado formalmente.
Art. 40. O Presidente da Câmara, quando estiver substituindo o Prefeito, nos casos previstos em Lei, ficará impedido de exercer qualquer atribuição ou praticar qualquer ato que tenha implicação com a função Legislativa.
Art. 41. O Presidente da Câmara poderá oferecer proposições ao Plenário, mas deverá afastar-se da Mesa quando estiverem as mesmas em discussão ou votação.
Art. 42. O Presidente da Câmara somente poderá votar nas hipóteses em que é exigível o quorum de votação de 2/3 (dois
terços), maioria absoluta e ainda nos casos de desempate, e nos processos de eleição e de destituição de membros da Mesa e das Comissões Permanentes e em outros previstos em Lei.
Parágrafo único. O Presidente fica impedido de votar nos processos em que for interessado como denunciante ou
denunciado.
Art. 43. Compete ao Vice-Presidente da Câmara:
I - substituir o Presidente da Câmara em suas faltas, ausências, impedimentos ou licenças;
II - promulgar e fazer publicar, obrigatoriamente, as Resoluções e os Decretos Legislativos sempre que o Presidente, ainda que se ache em exercício, deixar de fazê-lo no prazo estabelecido;
III - promulgar e fazer publicar, obrigatoriamente, as Leis quando o Prefeito Municipal e o Presidente da Câmara, sucessivamente, tenham deixado de fazê-lo, sob pena de perda do mandato de membro da Mesa.
Art. 44. Compete ao 1° Secretário:
I - auxiliar na organização do expediente e da Ordem do Dia;
II - fazer a Chamada Nominal dos Vereadores ao abrir a Sessão e nas ocasiões determinadas pelo presidente, anotando os
comparecimentos e as ausências;
III - fazer a inscrição, no início das sessões, dos Oradores para o uso da Palavra Livre;
IV - coordenar a elaboração das Atas das Sessões, assinando-as juntamente com Presidente;
V - substituir os demais membros da Mesa, quando necessário.
Parágrafo único. Caberá ao Secretário ou ao Funcionário designado pelo Presidente para Assessorar a Sessão, os trabalhos
de leitura das Atas, Proposições e demais expedientes inclusos na Ordem do Dia, que mereçam conhecimento da Casa, bem como elaborar as Atas e gerir a correspondência, providenciando, através da presidência a expedição de Ofícios em geral e de comunicados individuais aos Vereadores.
Art. 45. Caberá ao Segundo Secretário substituir os demais membros nas suas faltas, licenças, ausências e impedimentos.
Última atualização em: 24/05/2023

Regimento Interno

RESOLUÇÃO N.º 1/2017

24/05/2023
Altera o Artigo 26 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Serranópolis do Iguaçu.
Última atualização em: 24/05/2023

RESOLUÇÃO N.º 2/2013

24/05/2023
Dispõe sobre o Uso da Palavra Livre nas Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Serranópolis do Iguaçu.
Última atualização em: 24/05/2023

RESOLUÇÃO N.º 4/2009

24/05/2023
Altera o Artigo 31 do Regimento Interno da Cântara Municipal de Serranópolis do Iguaçu.
Última atualização em: 24/05/2023

RESOLUÇÃO N.º 002/2007

24/05/2023
Estabelece o Regimento Interno da Câmara Municipal de Serranópolis do Iguaçu - PR.
Última atualização em: 24/05/2023

integrantes da mesa diretora

24/05/2023
Última atualização em: 26/03/2024
Acesse o portal da transparência